GESTÃO E SANEAMENTO AMBIENTAL
Atualmente, cerca de 4,5 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso a saneamento básico seguro, segundo relatório recente divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Disponível em: https://www.who.int/mediacentre/news/releases/2017/launch-version-report-jmp-water-sanitation-hygiene.pdf?ua=1. Acesso em: 18 mar. 2019.
A partir do contexto apresentado e considerando os investimentos brasileiros em saneamento básico, avalie as assertivas e a relação proposta entre elas.
I – O desafio da gestão das políticas públicas de saneamento básico é consolidar as ações de modernização do setor a partir de seu novo marco regulatório, introduzir o controle social em seu gerenciamento, utilizar mecanismos de gestão que primem pela qualidade e eficácia.
PORQUE
II – Essas alterações na condução dos processos de gestão ainda deverão incluir uma mudança de postura dos agentes políticos e sociais das três esferas de poder, visto que essa política pública necessita ser considerada em conjunto com outros processos de gestão.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
No período medieval (séculos V a XV), passou-se a acreditar que as doenças eram consequências de castigos divinos. As instalações hidráulicas, antes administradas pelo estado, passaram a ser de atribuição eclesiástica. Paradoxalmente, enquanto no Egito, na cidade do Cario, no século IX, já havia o serviço público de água encanada, somente em 1310 os frades franciscanos iriam permitir que os habitantes da cidade de Southampton utilizassem a água excedente de um convento, que tinha sistema próprio de abastecimento desde 1290.
Considerando o contexto apresentado, avalia as afirmativas a seguir:
I – A Inglaterra foi pioneira na instalação de redes de esgoto e com patente do primeiro filtro lento.
II – Na França surgiu o conceito “medicina urbana”, relacionado água, esgoto e saúde pública.
III – No século XVI os mananciais de água sofreram crescente poluição, devido ao lançamento de esgoto.
IV – O sistema de abastecimento de água por bombeamento surgiu no século XVII.
Após a análise das afirmativas é correto o que se afirma em:
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
Leia o trecho da reportagem a seguir:
Prefeitura usa 55% da verba contra enchente prevista para este ano
“Começou a chover muito forte e a água foi entrando no nosso barraco”, conta Kamila Ferreira de Araújo, de 27 anos, moradora de uma ocupação localizada no Grajaú, região periférica da zona sul de São Paulo. Araújo relata que a situação sempre se repete no período chuvoso, que segue entre outubro a março na capital paulista. Por outro lado, a Prefeitura de São Paulo utilizou, de janeiro a outubro, 55% da verba contra enchente – o órgão não justifica o motivo de ter usado pouco mais da metade da quantia disponibilizada para este tipo de ação.
Disponível em: https://noticias.r7.com/sao-paulo/prefeitura-usa-55-da-verba-contra-enchente-prevista-para-este-ano-04112019
Considerando o contexto apresentado, avalie as afirmativas a seguir:
I – O aumento gradativo do volume de escoamento superficial para o mesmo índice de precipitação torna o sistema de drenagem obsoleto e incapaz de escoar as chuvas.
II – O lançamento de resíduos sólidos nos córregos, galerias e canais, decorrente de sistema deficiente de coleta e da disposição inadequada, é um dos fatores de enchentes nas cidades.
III – A falta de legislação própria para tratar de problemas de drenagem urbana não pode ser considerada um dos fatores de produção de enchentes, visto que, há investimento em conscientização.
IV – A inexistência de norma técnica para projetos de drenagem urbana numa mesma bacia hidrográfica contribui para as enchentes, visto que existem projetos incompatíveis numa mesma bacia hidrográfica.
É correto o que se afirma em:
I e VI apenas.
II, III e IV, apenas.
III, IV e V apenas.
I, II, III e IV.
I, II e IV, apenas.
Leia o trecho da reportagem a seguir:
Destinação do lixo é um dos principais problemas ambientais da atualidade
A economia circular deve estar presente em todas as etapas da cadeia, desde o seu design até o descarte. Estima-se que o Brasil perca mais de R$ 8 bilhões por ano em materiais que vão para aterros e lixões ao invés de serem reciclados, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Esse é um cenário que pode ser mudado com a adoção da economia circular. Se a destinação do lixo é um dos principais problemas ambientais da atualidade, as empresas que geram resíduos precisam fazer sua parte. "O conceito de logística reversa está ligado a uma visão de cadeia de valor que une empresa, comunidade e agentes de reciclagem", salienta Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News & Negócios (www.revistaecotour.news). A logística reversa (LR) e a implementação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos são instrumentos previstos pela Lei Federal 12.305/2010 a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). No Brasil, embora haja materiais com alto índice de reciclabilidade, o brasileiro não contribui para sua recuperação efetiva. Somente 56,8% das embalagens plásticas são reaproveitadas, segundo dados do CEMPRE Review 2019 [...].
Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/dino/destinacao-do-lixo-e-um-dos-principais-problemas-ambientais-da-atualidade,3606c0ef5624f25500008890f470e891yq2eq51u.html
Considerando o contexto apresentado, analise as assertivas e a relação proposta entre elas.
I – A coleta seletiva pode ser feita em sistema de entrega voluntária ou porta a porta.
PORQUE
II – Uma das formas mais comuns de segregação divide os resíduos em secos e úmidos, correspondendo os primeiros à fração reciclável.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Leia o trecho da reportagem a seguir:
Lagoa tem pontos com mil vezes o limite de coliformes fecais tolerados
“A Lagoa da Conceição, no Leste da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis, tem pontos com mil vezes o número de coliformes fecais considerado tolerável. A conclusão é da análise de coletas feitas pela ONG Sea Shepherd. Dos dez pontos avaliados, cinco tiveram a presença excessiva de coliformes fecais, segundo a ONG. A coleta foi feita durante trabalho de voluntários no dia 16 de janeiro, quando mais de uma tonelada de lixo foi retirada da Lagoa. A análise ficou pronta na quinta-feira (28). Esses cinco pontos com coliformes excessivos também tiveram indicativos da presença de despejo de esgoto diretamente na lagoa, de acordo com a ONG. Em relação aos demais cinco pontos com quantidade aceitável de coliformes para balneabilidade, neles foram registrados indicativos de despejo de esgoto que prejudicam a vida aquática. Segundo a ONG, fatores como pH, oxigênio dissolvido e nitrogênio amoniacal afetam a vida dos seres que vivem na Lagoa e causam morte, intoxicação e proliferação de micro-organismos invasores. "Concluímos, então, que na maior parte dos locais analisados há despejo de esgoto doméstico não tratado diretamente na Lagoa da Conceição", diz o parecer da ONG sobre a coleta.”
(Trecho retirado de: < http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2016/01/lagoa-tem-pontos-com-mil-vezes-o-limite-de-coliformes-fecais-tolerados.html> Acesso em: 08 out.2019)
Os coliformes fecais encontrados na Lagoa da Conceição é um parâmetro biológico de análise da qualidade da água. Sobre este parâmetro assinale a alternativa correta.
Todos os coliformes fecais são patogênicos.
Todos os coliformes fecais são inofensivos aos seres humanos.
A Escherichia coli é um coliforme fecal presente no intestino humano.
Os coliformes totais são patogênicos e os coliformes fecais são inofensivos.
A Escherichia coli é um coliforme fecal e não causa prejuízos à saúde humana.
Leia o trecho da reportagem a seguir:
Começa ação de desobstrução no Setor de Inflamáveis
Com o objetivo de reduzir o risco de desastres, a Secretaria DF Legal inicia, nesta segunda-feira (2), a Operação Rota de Segurança, uma ação de retirada de 57 edificações irregulares no Setor de Inflamáveis para a construção de vias de saída, pela Secretaria de Obras. Se acontecer um incêndio na região, as consequências podem ser catastróficas, já que as casas ficam próximas aos tanques de combustíveis. A ação não visa apenas a segurança. Serão construídas novas vias que vão garantir o escoamento de veículos e pessoas em caso de ocorrência. As ocupações ficam lado a lado com os lotes do Setor de Inflamáveis, criados pelo Decreto nº 596/1967, que aprovou o Código de Edificações de Brasília, com a faixa de proteção ambiental e com a linha férrea, locais onde é proibida a construção de residências. Relatório do Sistema de Defesa Civil destaca que “inúmeros são os exemplos no Brasil e no mundo que demonstram a impossibilidade de ocupação residencial no Setor de Inflamáveis. Salientando que a área edificada está sob importantes riscos relacionados ao transporte, movimentação, manuseio e armazenagem de cargas inflamáveis e perigosas e, portanto, não deve ser uma área residencial”.
Disponível em: https://jornaldebrasilia.com.br/cidades/comeca-acao-de-desobstrucao-no-setor-de-inflamaveis/. Acesso em: 3 dez. 2019.
Considerando o contexto apresentado, avalie as assertivas e a relação proposta entre elas:
I – A condição social do indivíduo estabelece uma maior vulnerabilidade às ameaças ambientais.
PORQUE
II – Essa condição associada ao fator habitação geralmente promove uma ocupação em áreas não apropriadas.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Leia o trecho da reportagem a seguir:
Residentes e preceptores em saúde levam atendimentos para a comunidade em vulnerabilidade social da região Sul de Palmas
A comunidade da Capadócia, situada na região Sul de Palmas, recebeu neste final de semana, várias ações de promoção à saúde. Os atendimentos às famílias do setor, que na sua grande maioria é composta por moradores que vivem em situação de vulnerabilidade, foram realizados pelos profissionais de saúde que fazem parte do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp). Preceptores e residentes elegeram a região para oferecer a comunidade atenção integral à saúde que é uma das propostas da residência de Saúde Coletiva. A preceptora Nadja Coelho explica que a ideia dessa ação era que os residentes elaborassem as atividades voltadas para as necessidades da comunidade. Em conjunto, escolhemos a Capadócia porque já éramos parceiros do projeto ‘Comitiva Esperança’ que leva serviços de educação e saúde para o setor todos os sábados. Para melhor atender as necessidades dos moradores, os residentes dividiram as ações em eixos tendo como base a vigilância em saúde, a promoção dos cuidados, a prevenção da infecção sexualmente transmissível, hanseníase, saúde bucal e arboviroses”, pontuou a profissional lembrando que a intenção foi tirar os residentes do mundo da gestão e trabalhar in loco os serviços coletivos de saúde pública como também a saúde mental, reprodutiva, maternidade na adolescência entre outras.
Disponível em: http://surgiu.com.br/2019/12/03/residentes-e-preceptores-em-saude-levam-atendimentos-para-a-comunidade-em-vulnerabilidade-social-da-regiao-sul-de-palmas/. Acesso em: 3 dez. 2019.
Considerando o contexto apresentado, assinale a alternativa correta.
O risco é a probabilidade de um perigo ambiental impactar sobre um sistema socioeconômico sem considerar a vulnerabilidade.
A análise de vulnerabilidade considera apenas a avaliação da suscetibilidade dos sistemas de saneamento ambiental.
Avaliação da eficácia de planos de emergência, mitigação e implementação das atividades de treinamento faz parte da análise de vulnerabilidade.
Medidas de mitigação dos impactos nas bacias hidrográficas não fazem parte da análise de vulnerabilidade.
A vulnerabilidade de um sistema socioeconômico não pode ser avaliada quando o planejamento para o manejo dos desastres é desenvolvido.
O tratamento secundário caracteriza-se pela degradação biológica de compostos orgânicos. Os resultados do tratamento dependem da natureza dos efluentes, da extensão do tratamento, dos processos aplicados e das condições de operação. A eficiência alcança é geralmente expressam em porcentagem de redução de DBO (demanda bioquímica de oxigênio) ou de sólidos e suspensão ou ainda de coliformes totais ou fecais (NUVOLARI e COSTA, 2010).
Considerando as condições de operação do tratamento secundário, analise as afirmações.
I – A pequena quantidade de matéria orgânica favorece a sua degradação, pois provoca o crescimento dos microrganismos aeróbios.
II – Elevadas temperaturas, acima de 40ªC, são favoráveis ao crescimento dos microrganismos anaeróbios, garantindo assim uma maior degradação da matéria orgânica.
III – Na natureza o oxigênio dissolvido é incorporado aos corpos d’água através da pressão atmosférica aliada aos movimentos da água.
IV – Em um corpo d’água, quando o consumo de OD é superior à sua condição de reposição, o oxigênio vai se extinguindo, favorecendo as bactérias anaeróbias.
É correto o que se afirma em:
I, II, III e IV.
I, III e IV.
I e II.
II e III.
III e IV.
Leia o trecho da reportagem a seguir:
Denúncias de poluição e desaparecimento de peixes forçam fiscalização em córregos de Maringá
Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema), do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Sanepar coletaram amostras em três pontos do Córrego Borba Gato. O objetivo é averiguar o nível de poluição, que pode ser a causa do desaparecimento de peixes nas águas do córrego. A fiscalização atende a uma determinação do Ministério Público, que passou a investigar o caso após o recebimento de denúncias. Com o laboratório Labsam, a Sema também coletou amostras do Ribeirão Floriano, onde há suspeitas de despejo ilegal. A Sema faz a coleta de amostras de águas em ribeirões e córregos do município para verificar se efluentes de empresas lançados nesses cursos de água estão em conformidade com as normas ambientais. A previsão é que em 15 dias os laudos estejam finalizados. Nas amostras, entre outros itens, são analisadas o PH, turbidez, presença de metais pesados, óleos e graxas, demandas bioquímicas de oxigênio (DBO) e química de oxigênio (DQO) [...] (MARINGÁ POST, 2018).
MARINGÁ POST. Denúncias de poluição e desaparecimento de peixes forçam fiscalização em córregos de Maringá. 2018. Disponível em: < https://maringapost.com.br/cidade/2017/12/08/denuncias-de-poluicao-e-desaparecimento-de-peixes-forcam-fiscalizacao-em-corregos-de-maringa/>. Acesso em: 8 jul. 2019.
Considerando o contexto apresentado e os parâmetros de qualidade da água, avalie as assertivas e a relação proposta entre elas.
I – A demanda bioquímica de oxigênio (DBO) indica a presença de poluição por aumento da matéria orgânica em um corpo hídrico, estando ligada à estabilização da matéria orgânica pela ação dos microrganismos.
PORQUE
II – O despejo ilegal de efluentes das empresas, sobretudo, os ricos em matéria orgânica, diminuem a demanda bioquímica de oxigênio, provocando a morte dos peixes por excesso de oxigênio dissolvido.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
O tratamento primário consiste na passagem do esgoto por uma unidade de sedimentação (decantador primário), representado na Figura 4.2, logo após as unidades de tratamento prévio, atuando na remoção de sólidos sedimentáveis. Nessa unidade o esgoto flui vagarosamente, permitindo que os sólidos em suspensão cheguem gradualmente ao fundo, por ação da gravidade. As unidades de tratamento preliminar e primária, somadas, removem cerca de 60 a 70% de sólidos em suspensão (SS).
Figura - Tratamento de esgoto.
Fonte: Desenho de Andréia Marega Luz.
A figura acima representa o processo de sedimentação, porém proveniente da adição de produtos químicos, chamado de:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
No período medieval (séculos V a XV), passou-se a acreditar que as doenças eram consequências de castigos divinos. As instalações hidráulicas, antes administradas pelo estado, passaram a ser de atribuição eclesiástica. Paradoxalmente, enquanto no Egito, na cidade do Cario, no século IX, já havia o serviço público de água encanada, somente em 1310 os frades franciscanos iriam permitir que os habitantes da cidade de Southampton utilizassem a água excedente de um convento, que tinha sistema próprio de abastecimento desde 1290.
Considerando o contexto apresentado, avalia as afirmativas a seguir:
I – A Inglaterra foi pioneira na instalação de redes de esgoto e com patente do primeiro filtro lento.
II – Na França surgiu o conceito “medicina urbana”, relacionado água, esgoto e saúde pública.
III – No século XVI os mananciais de água sofreram crescente poluição, devido ao lançamento de esgoto.
IV – O sistema de abastecimento de água por bombeamento surgiu no século XVII.
Após a análise das afirmativas é correto o que se afirma em:
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
Leia o trecho da reportagem a seguir:
Prefeitura usa 55% da verba contra enchente prevista para este ano
“Começou a chover muito forte e a água foi entrando no nosso barraco”, conta Kamila Ferreira de Araújo, de 27 anos, moradora de uma ocupação localizada no Grajaú, região periférica da zona sul de São Paulo. Araújo relata que a situação sempre se repete no período chuvoso, que segue entre outubro a março na capital paulista. Por outro lado, a Prefeitura de São Paulo utilizou, de janeiro a outubro, 55% da verba contra enchente – o órgão não justifica o motivo de ter usado pouco mais da metade da quantia disponibilizada para este tipo de ação.
Disponível em: https://noticias.r7.com/sao-paulo/prefeitura-usa-55-da-verba-contra-enchente-prevista-para-este-ano-04112019
Considerando o contexto apresentado, avalie as afirmativas a seguir:
I – O aumento gradativo do volume de escoamento superficial para o mesmo índice de precipitação torna o sistema de drenagem obsoleto e incapaz de escoar as chuvas.
II – O lançamento de resíduos sólidos nos córregos, galerias e canais, decorrente de sistema deficiente de coleta e da disposição inadequada, é um dos fatores de enchentes nas cidades.
III – A falta de legislação própria para tratar de problemas de drenagem urbana não pode ser considerada um dos fatores de produção de enchentes, visto que, há investimento em conscientização.
IV – A inexistência de norma técnica para projetos de drenagem urbana numa mesma bacia hidrográfica contribui para as enchentes, visto que existem projetos incompatíveis numa mesma bacia hidrográfica.
É correto o que se afirma em:
I e VI apenas.
II, III e IV, apenas.
III, IV e V apenas.
I, II, III e IV.
I, II e IV, apenas.
Leia o trecho da reportagem a seguir:
Destinação do lixo é um dos principais problemas ambientais da atualidade
A economia circular deve estar presente em todas as etapas da cadeia, desde o seu design até o descarte. Estima-se que o Brasil perca mais de R$ 8 bilhões por ano em materiais que vão para aterros e lixões ao invés de serem reciclados, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Esse é um cenário que pode ser mudado com a adoção da economia circular. Se a destinação do lixo é um dos principais problemas ambientais da atualidade, as empresas que geram resíduos precisam fazer sua parte. "O conceito de logística reversa está ligado a uma visão de cadeia de valor que une empresa, comunidade e agentes de reciclagem", salienta Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News & Negócios (www.revistaecotour.news). A logística reversa (LR) e a implementação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos são instrumentos previstos pela Lei Federal 12.305/2010 a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). No Brasil, embora haja materiais com alto índice de reciclabilidade, o brasileiro não contribui para sua recuperação efetiva. Somente 56,8% das embalagens plásticas são reaproveitadas, segundo dados do CEMPRE Review 2019 [...].
Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/dino/destinacao-do-lixo-e-um-dos-principais-problemas-ambientais-da-atualidade,3606c0ef5624f25500008890f470e891yq2eq51u.html
Considerando o contexto apresentado, analise as assertivas e a relação proposta entre elas.
I – A coleta seletiva pode ser feita em sistema de entrega voluntária ou porta a porta.
PORQUE
II – Uma das formas mais comuns de segregação divide os resíduos em secos e úmidos, correspondendo os primeiros à fração reciclável.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Leia o trecho da reportagem a seguir:
Lagoa tem pontos com mil vezes o limite de coliformes fecais tolerados
“A Lagoa da Conceição, no Leste da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis, tem pontos com mil vezes o número de coliformes fecais considerado tolerável. A conclusão é da análise de coletas feitas pela ONG Sea Shepherd. Dos dez pontos avaliados, cinco tiveram a presença excessiva de coliformes fecais, segundo a ONG. A coleta foi feita durante trabalho de voluntários no dia 16 de janeiro, quando mais de uma tonelada de lixo foi retirada da Lagoa. A análise ficou pronta na quinta-feira (28). Esses cinco pontos com coliformes excessivos também tiveram indicativos da presença de despejo de esgoto diretamente na lagoa, de acordo com a ONG. Em relação aos demais cinco pontos com quantidade aceitável de coliformes para balneabilidade, neles foram registrados indicativos de despejo de esgoto que prejudicam a vida aquática. Segundo a ONG, fatores como pH, oxigênio dissolvido e nitrogênio amoniacal afetam a vida dos seres que vivem na Lagoa e causam morte, intoxicação e proliferação de micro-organismos invasores. "Concluímos, então, que na maior parte dos locais analisados há despejo de esgoto doméstico não tratado diretamente na Lagoa da Conceição", diz o parecer da ONG sobre a coleta.”
(Trecho retirado de: < http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2016/01/lagoa-tem-pontos-com-mil-vezes-o-limite-de-coliformes-fecais-tolerados.html> Acesso em: 08 out.2019)
Os coliformes fecais encontrados na Lagoa da Conceição é um parâmetro biológico de análise da qualidade da água. Sobre este parâmetro assinale a alternativa correta.
Todos os coliformes fecais são patogênicos.
Todos os coliformes fecais são inofensivos aos seres humanos.
A Escherichia coli é um coliforme fecal presente no intestino humano.
Os coliformes totais são patogênicos e os coliformes fecais são inofensivos.
A Escherichia coli é um coliforme fecal e não causa prejuízos à saúde humana.
Leia o trecho da reportagem a seguir:
Começa ação de desobstrução no Setor de Inflamáveis
Com o objetivo de reduzir o risco de desastres, a Secretaria DF Legal inicia, nesta segunda-feira (2), a Operação Rota de Segurança, uma ação de retirada de 57 edificações irregulares no Setor de Inflamáveis para a construção de vias de saída, pela Secretaria de Obras. Se acontecer um incêndio na região, as consequências podem ser catastróficas, já que as casas ficam próximas aos tanques de combustíveis. A ação não visa apenas a segurança. Serão construídas novas vias que vão garantir o escoamento de veículos e pessoas em caso de ocorrência. As ocupações ficam lado a lado com os lotes do Setor de Inflamáveis, criados pelo Decreto nº 596/1967, que aprovou o Código de Edificações de Brasília, com a faixa de proteção ambiental e com a linha férrea, locais onde é proibida a construção de residências. Relatório do Sistema de Defesa Civil destaca que “inúmeros são os exemplos no Brasil e no mundo que demonstram a impossibilidade de ocupação residencial no Setor de Inflamáveis. Salientando que a área edificada está sob importantes riscos relacionados ao transporte, movimentação, manuseio e armazenagem de cargas inflamáveis e perigosas e, portanto, não deve ser uma área residencial”.
Disponível em: https://jornaldebrasilia.com.br/cidades/comeca-acao-de-desobstrucao-no-setor-de-inflamaveis/. Acesso em: 3 dez. 2019.
Considerando o contexto apresentado, avalie as assertivas e a relação proposta entre elas:
I – A condição social do indivíduo estabelece uma maior vulnerabilidade às ameaças ambientais.
PORQUE
II – Essa condição associada ao fator habitação geralmente promove uma ocupação em áreas não apropriadas.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Leia o trecho da reportagem a seguir:
Residentes e preceptores em saúde levam atendimentos para a comunidade em vulnerabilidade social da região Sul de Palmas
A comunidade da Capadócia, situada na região Sul de Palmas, recebeu neste final de semana, várias ações de promoção à saúde. Os atendimentos às famílias do setor, que na sua grande maioria é composta por moradores que vivem em situação de vulnerabilidade, foram realizados pelos profissionais de saúde que fazem parte do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp). Preceptores e residentes elegeram a região para oferecer a comunidade atenção integral à saúde que é uma das propostas da residência de Saúde Coletiva. A preceptora Nadja Coelho explica que a ideia dessa ação era que os residentes elaborassem as atividades voltadas para as necessidades da comunidade. Em conjunto, escolhemos a Capadócia porque já éramos parceiros do projeto ‘Comitiva Esperança’ que leva serviços de educação e saúde para o setor todos os sábados. Para melhor atender as necessidades dos moradores, os residentes dividiram as ações em eixos tendo como base a vigilância em saúde, a promoção dos cuidados, a prevenção da infecção sexualmente transmissível, hanseníase, saúde bucal e arboviroses”, pontuou a profissional lembrando que a intenção foi tirar os residentes do mundo da gestão e trabalhar in loco os serviços coletivos de saúde pública como também a saúde mental, reprodutiva, maternidade na adolescência entre outras.
Disponível em: http://surgiu.com.br/2019/12/03/residentes-e-preceptores-em-saude-levam-atendimentos-para-a-comunidade-em-vulnerabilidade-social-da-regiao-sul-de-palmas/. Acesso em: 3 dez. 2019.
Considerando o contexto apresentado, assinale a alternativa correta.
O risco é a probabilidade de um perigo ambiental impactar sobre um sistema socioeconômico sem considerar a vulnerabilidade.
A análise de vulnerabilidade considera apenas a avaliação da suscetibilidade dos sistemas de saneamento ambiental.
Avaliação da eficácia de planos de emergência, mitigação e implementação das atividades de treinamento faz parte da análise de vulnerabilidade.
Medidas de mitigação dos impactos nas bacias hidrográficas não fazem parte da análise de vulnerabilidade.
A vulnerabilidade de um sistema socioeconômico não pode ser avaliada quando o planejamento para o manejo dos desastres é desenvolvido.
O tratamento secundário caracteriza-se pela degradação biológica de compostos orgânicos. Os resultados do tratamento dependem da natureza dos efluentes, da extensão do tratamento, dos processos aplicados e das condições de operação. A eficiência alcança é geralmente expressam em porcentagem de redução de DBO (demanda bioquímica de oxigênio) ou de sólidos e suspensão ou ainda de coliformes totais ou fecais (NUVOLARI e COSTA, 2010).
Considerando as condições de operação do tratamento secundário, analise as afirmações.
I – A pequena quantidade de matéria orgânica favorece a sua degradação, pois provoca o crescimento dos microrganismos aeróbios.
II – Elevadas temperaturas, acima de 40ªC, são favoráveis ao crescimento dos microrganismos anaeróbios, garantindo assim uma maior degradação da matéria orgânica.
III – Na natureza o oxigênio dissolvido é incorporado aos corpos d’água através da pressão atmosférica aliada aos movimentos da água.
IV – Em um corpo d’água, quando o consumo de OD é superior à sua condição de reposição, o oxigênio vai se extinguindo, favorecendo as bactérias anaeróbias.
É correto o que se afirma em:
I, II, III e IV.
I, III e IV.
I e II.
II e III.
III e IV.
Leia o trecho da reportagem a seguir:
Denúncias de poluição e desaparecimento de peixes forçam fiscalização em córregos de Maringá
Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema), do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Sanepar coletaram amostras em três pontos do Córrego Borba Gato. O objetivo é averiguar o nível de poluição, que pode ser a causa do desaparecimento de peixes nas águas do córrego. A fiscalização atende a uma determinação do Ministério Público, que passou a investigar o caso após o recebimento de denúncias. Com o laboratório Labsam, a Sema também coletou amostras do Ribeirão Floriano, onde há suspeitas de despejo ilegal. A Sema faz a coleta de amostras de águas em ribeirões e córregos do município para verificar se efluentes de empresas lançados nesses cursos de água estão em conformidade com as normas ambientais. A previsão é que em 15 dias os laudos estejam finalizados. Nas amostras, entre outros itens, são analisadas o PH, turbidez, presença de metais pesados, óleos e graxas, demandas bioquímicas de oxigênio (DBO) e química de oxigênio (DQO) [...] (MARINGÁ POST, 2018).
MARINGÁ POST. Denúncias de poluição e desaparecimento de peixes forçam fiscalização em córregos de Maringá. 2018. Disponível em: < https://maringapost.com.br/cidade/2017/12/08/denuncias-de-poluicao-e-desaparecimento-de-peixes-forcam-fiscalizacao-em-corregos-de-maringa/>. Acesso em: 8 jul. 2019.
Considerando o contexto apresentado e os parâmetros de qualidade da água, avalie as assertivas e a relação proposta entre elas.
I – A demanda bioquímica de oxigênio (DBO) indica a presença de poluição por aumento da matéria orgânica em um corpo hídrico, estando ligada à estabilização da matéria orgânica pela ação dos microrganismos.
PORQUE
II – O despejo ilegal de efluentes das empresas, sobretudo, os ricos em matéria orgânica, diminuem a demanda bioquímica de oxigênio, provocando a morte dos peixes por excesso de oxigênio dissolvido.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
O tratamento primário consiste na passagem do esgoto por uma unidade de sedimentação (decantador primário), representado na Figura 4.2, logo após as unidades de tratamento prévio, atuando na remoção de sólidos sedimentáveis. Nessa unidade o esgoto flui vagarosamente, permitindo que os sólidos em suspensão cheguem gradualmente ao fundo, por ação da gravidade. As unidades de tratamento preliminar e primária, somadas, removem cerca de 60 a 70% de sólidos em suspensão (SS).
Figura - Tratamento de esgoto.
Fonte: Desenho de Andréia Marega Luz.
A figura acima representa o processo de sedimentação, porém proveniente da adição de produtos químicos, chamado de:
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
Leia o trecho da reportagem a seguir:
Prefeitura usa 55% da verba contra enchente prevista para este ano
“Começou a chover muito forte e a água foi entrando no nosso barraco”, conta Kamila Ferreira de Araújo, de 27 anos, moradora de uma ocupação localizada no Grajaú, região periférica da zona sul de São Paulo. Araújo relata que a situação sempre se repete no período chuvoso, que segue entre outubro a março na capital paulista. Por outro lado, a Prefeitura de São Paulo utilizou, de janeiro a outubro, 55% da verba contra enchente – o órgão não justifica o motivo de ter usado pouco mais da metade da quantia disponibilizada para este tipo de ação.
Disponível em: https://noticias.r7.com/sao-paulo/prefeitura-usa-55-da-verba-contra-enchente-prevista-para-este-ano-04112019
Considerando o contexto apresentado, avalie as afirmativas a seguir:
I – O aumento gradativo do volume de escoamento superficial para o mesmo índice de precipitação torna o sistema de drenagem obsoleto e incapaz de escoar as chuvas.
II – O lançamento de resíduos sólidos nos córregos, galerias e canais, decorrente de sistema deficiente de coleta e da disposição inadequada, é um dos fatores de enchentes nas cidades.
III – A falta de legislação própria para tratar de problemas de drenagem urbana não pode ser considerada um dos fatores de produção de enchentes, visto que, há investimento em conscientização.
IV – A inexistência de norma técnica para projetos de drenagem urbana numa mesma bacia hidrográfica contribui para as enchentes, visto que existem projetos incompatíveis numa mesma bacia hidrográfica.
É correto o que se afirma em:
I e VI apenas.
II, III e IV, apenas.
III, IV e V apenas.
I, II, III e IV.
I, II e IV, apenas.
Leia o trecho da reportagem a seguir:
Destinação do lixo é um dos principais problemas ambientais da atualidade
A economia circular deve estar presente em todas as etapas da cadeia, desde o seu design até o descarte. Estima-se que o Brasil perca mais de R$ 8 bilhões por ano em materiais que vão para aterros e lixões ao invés de serem reciclados, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Esse é um cenário que pode ser mudado com a adoção da economia circular. Se a destinação do lixo é um dos principais problemas ambientais da atualidade, as empresas que geram resíduos precisam fazer sua parte. "O conceito de logística reversa está ligado a uma visão de cadeia de valor que une empresa, comunidade e agentes de reciclagem", salienta Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News & Negócios (www.revistaecotour.news). A logística reversa (LR) e a implementação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos são instrumentos previstos pela Lei Federal 12.305/2010 a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). No Brasil, embora haja materiais com alto índice de reciclabilidade, o brasileiro não contribui para sua recuperação efetiva. Somente 56,8% das embalagens plásticas são reaproveitadas, segundo dados do CEMPRE Review 2019 [...].
Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/dino/destinacao-do-lixo-e-um-dos-principais-problemas-ambientais-da-atualidade,3606c0ef5624f25500008890f470e891yq2eq51u.html
Considerando o contexto apresentado, analise as assertivas e a relação proposta entre elas.
I – A coleta seletiva pode ser feita em sistema de entrega voluntária ou porta a porta.
PORQUE
II – Uma das formas mais comuns de segregação divide os resíduos em secos e úmidos, correspondendo os primeiros à fração reciclável.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Leia o trecho da reportagem a seguir:
Lagoa tem pontos com mil vezes o limite de coliformes fecais tolerados
“A Lagoa da Conceição, no Leste da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis, tem pontos com mil vezes o número de coliformes fecais considerado tolerável. A conclusão é da análise de coletas feitas pela ONG Sea Shepherd. Dos dez pontos avaliados, cinco tiveram a presença excessiva de coliformes fecais, segundo a ONG. A coleta foi feita durante trabalho de voluntários no dia 16 de janeiro, quando mais de uma tonelada de lixo foi retirada da Lagoa. A análise ficou pronta na quinta-feira (28). Esses cinco pontos com coliformes excessivos também tiveram indicativos da presença de despejo de esgoto diretamente na lagoa, de acordo com a ONG. Em relação aos demais cinco pontos com quantidade aceitável de coliformes para balneabilidade, neles foram registrados indicativos de despejo de esgoto que prejudicam a vida aquática. Segundo a ONG, fatores como pH, oxigênio dissolvido e nitrogênio amoniacal afetam a vida dos seres que vivem na Lagoa e causam morte, intoxicação e proliferação de micro-organismos invasores. "Concluímos, então, que na maior parte dos locais analisados há despejo de esgoto doméstico não tratado diretamente na Lagoa da Conceição", diz o parecer da ONG sobre a coleta.”
(Trecho retirado de: < http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2016/01/lagoa-tem-pontos-com-mil-vezes-o-limite-de-coliformes-fecais-tolerados.html> Acesso em: 08 out.2019)
Os coliformes fecais encontrados na Lagoa da Conceição é um parâmetro biológico de análise da qualidade da água. Sobre este parâmetro assinale a alternativa correta.
Todos os coliformes fecais são patogênicos.
Todos os coliformes fecais são inofensivos aos seres humanos.
A Escherichia coli é um coliforme fecal presente no intestino humano.
Os coliformes totais são patogênicos e os coliformes fecais são inofensivos.
A Escherichia coli é um coliforme fecal e não causa prejuízos à saúde humana.
Leia o trecho da reportagem a seguir:
Começa ação de desobstrução no Setor de Inflamáveis
Com o objetivo de reduzir o risco de desastres, a Secretaria DF Legal inicia, nesta segunda-feira (2), a Operação Rota de Segurança, uma ação de retirada de 57 edificações irregulares no Setor de Inflamáveis para a construção de vias de saída, pela Secretaria de Obras. Se acontecer um incêndio na região, as consequências podem ser catastróficas, já que as casas ficam próximas aos tanques de combustíveis. A ação não visa apenas a segurança. Serão construídas novas vias que vão garantir o escoamento de veículos e pessoas em caso de ocorrência. As ocupações ficam lado a lado com os lotes do Setor de Inflamáveis, criados pelo Decreto nº 596/1967, que aprovou o Código de Edificações de Brasília, com a faixa de proteção ambiental e com a linha férrea, locais onde é proibida a construção de residências. Relatório do Sistema de Defesa Civil destaca que “inúmeros são os exemplos no Brasil e no mundo que demonstram a impossibilidade de ocupação residencial no Setor de Inflamáveis. Salientando que a área edificada está sob importantes riscos relacionados ao transporte, movimentação, manuseio e armazenagem de cargas inflamáveis e perigosas e, portanto, não deve ser uma área residencial”.
Disponível em: https://jornaldebrasilia.com.br/cidades/comeca-acao-de-desobstrucao-no-setor-de-inflamaveis/. Acesso em: 3 dez. 2019.
Considerando o contexto apresentado, avalie as assertivas e a relação proposta entre elas:
I – A condição social do indivíduo estabelece uma maior vulnerabilidade às ameaças ambientais.
PORQUE
II – Essa condição associada ao fator habitação geralmente promove uma ocupação em áreas não apropriadas.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Leia o trecho da reportagem a seguir:
Residentes e preceptores em saúde levam atendimentos para a comunidade em vulnerabilidade social da região Sul de Palmas
A comunidade da Capadócia, situada na região Sul de Palmas, recebeu neste final de semana, várias ações de promoção à saúde. Os atendimentos às famílias do setor, que na sua grande maioria é composta por moradores que vivem em situação de vulnerabilidade, foram realizados pelos profissionais de saúde que fazem parte do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp). Preceptores e residentes elegeram a região para oferecer a comunidade atenção integral à saúde que é uma das propostas da residência de Saúde Coletiva. A preceptora Nadja Coelho explica que a ideia dessa ação era que os residentes elaborassem as atividades voltadas para as necessidades da comunidade. Em conjunto, escolhemos a Capadócia porque já éramos parceiros do projeto ‘Comitiva Esperança’ que leva serviços de educação e saúde para o setor todos os sábados. Para melhor atender as necessidades dos moradores, os residentes dividiram as ações em eixos tendo como base a vigilância em saúde, a promoção dos cuidados, a prevenção da infecção sexualmente transmissível, hanseníase, saúde bucal e arboviroses”, pontuou a profissional lembrando que a intenção foi tirar os residentes do mundo da gestão e trabalhar in loco os serviços coletivos de saúde pública como também a saúde mental, reprodutiva, maternidade na adolescência entre outras.
Disponível em: http://surgiu.com.br/2019/12/03/residentes-e-preceptores-em-saude-levam-atendimentos-para-a-comunidade-em-vulnerabilidade-social-da-regiao-sul-de-palmas/. Acesso em: 3 dez. 2019.
Considerando o contexto apresentado, assinale a alternativa correta.
O risco é a probabilidade de um perigo ambiental impactar sobre um sistema socioeconômico sem considerar a vulnerabilidade.
A análise de vulnerabilidade considera apenas a avaliação da suscetibilidade dos sistemas de saneamento ambiental.
Avaliação da eficácia de planos de emergência, mitigação e implementação das atividades de treinamento faz parte da análise de vulnerabilidade.
Medidas de mitigação dos impactos nas bacias hidrográficas não fazem parte da análise de vulnerabilidade.
A vulnerabilidade de um sistema socioeconômico não pode ser avaliada quando o planejamento para o manejo dos desastres é desenvolvido.
O tratamento secundário caracteriza-se pela degradação biológica de compostos orgânicos. Os resultados do tratamento dependem da natureza dos efluentes, da extensão do tratamento, dos processos aplicados e das condições de operação. A eficiência alcança é geralmente expressam em porcentagem de redução de DBO (demanda bioquímica de oxigênio) ou de sólidos e suspensão ou ainda de coliformes totais ou fecais (NUVOLARI e COSTA, 2010).
Considerando as condições de operação do tratamento secundário, analise as afirmações.
I – A pequena quantidade de matéria orgânica favorece a sua degradação, pois provoca o crescimento dos microrganismos aeróbios.
II – Elevadas temperaturas, acima de 40ªC, são favoráveis ao crescimento dos microrganismos anaeróbios, garantindo assim uma maior degradação da matéria orgânica.
III – Na natureza o oxigênio dissolvido é incorporado aos corpos d’água através da pressão atmosférica aliada aos movimentos da água.
IV – Em um corpo d’água, quando o consumo de OD é superior à sua condição de reposição, o oxigênio vai se extinguindo, favorecendo as bactérias anaeróbias.
É correto o que se afirma em:
I, II, III e IV.
I, III e IV.
I e II.
II e III.
III e IV.
Leia o trecho da reportagem a seguir:
Denúncias de poluição e desaparecimento de peixes forçam fiscalização em córregos de Maringá
Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema), do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Sanepar coletaram amostras em três pontos do Córrego Borba Gato. O objetivo é averiguar o nível de poluição, que pode ser a causa do desaparecimento de peixes nas águas do córrego. A fiscalização atende a uma determinação do Ministério Público, que passou a investigar o caso após o recebimento de denúncias. Com o laboratório Labsam, a Sema também coletou amostras do Ribeirão Floriano, onde há suspeitas de despejo ilegal. A Sema faz a coleta de amostras de águas em ribeirões e córregos do município para verificar se efluentes de empresas lançados nesses cursos de água estão em conformidade com as normas ambientais. A previsão é que em 15 dias os laudos estejam finalizados. Nas amostras, entre outros itens, são analisadas o PH, turbidez, presença de metais pesados, óleos e graxas, demandas bioquímicas de oxigênio (DBO) e química de oxigênio (DQO) [...] (MARINGÁ POST, 2018).
MARINGÁ POST. Denúncias de poluição e desaparecimento de peixes forçam fiscalização em córregos de Maringá. 2018. Disponível em: < https://maringapost.com.br/cidade/2017/12/08/denuncias-de-poluicao-e-desaparecimento-de-peixes-forcam-fiscalizacao-em-corregos-de-maringa/>. Acesso em: 8 jul. 2019.
Considerando o contexto apresentado e os parâmetros de qualidade da água, avalie as assertivas e a relação proposta entre elas.
I – A demanda bioquímica de oxigênio (DBO) indica a presença de poluição por aumento da matéria orgânica em um corpo hídrico, estando ligada à estabilização da matéria orgânica pela ação dos microrganismos.
PORQUE
II – O despejo ilegal de efluentes das empresas, sobretudo, os ricos em matéria orgânica, diminuem a demanda bioquímica de oxigênio, provocando a morte dos peixes por excesso de oxigênio dissolvido.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
O tratamento primário consiste na passagem do esgoto por uma unidade de sedimentação (decantador primário), representado na Figura 4.2, logo após as unidades de tratamento prévio, atuando na remoção de sólidos sedimentáveis. Nessa unidade o esgoto flui vagarosamente, permitindo que os sólidos em suspensão cheguem gradualmente ao fundo, por ação da gravidade. As unidades de tratamento preliminar e primária, somadas, removem cerca de 60 a 70% de sólidos em suspensão (SS).
Figura - Tratamento de esgoto.
Fonte: Desenho de Andréia Marega Luz.
A figura acima representa o processo de sedimentação, porém proveniente da adição de produtos químicos, chamado de:
I e VI apenas.
II, III e IV, apenas.
III, IV e V apenas.
I, II, III e IV.
I, II e IV, apenas.
Leia o trecho da reportagem a seguir:
Destinação do lixo é um dos principais problemas ambientais da atualidade
A economia circular deve estar presente em todas as etapas da cadeia, desde o seu design até o descarte. Estima-se que o Brasil perca mais de R$ 8 bilhões por ano em materiais que vão para aterros e lixões ao invés de serem reciclados, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Esse é um cenário que pode ser mudado com a adoção da economia circular. Se a destinação do lixo é um dos principais problemas ambientais da atualidade, as empresas que geram resíduos precisam fazer sua parte. "O conceito de logística reversa está ligado a uma visão de cadeia de valor que une empresa, comunidade e agentes de reciclagem", salienta Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News & Negócios (www.revistaecotour.news). A logística reversa (LR) e a implementação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos são instrumentos previstos pela Lei Federal 12.305/2010 a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). No Brasil, embora haja materiais com alto índice de reciclabilidade, o brasileiro não contribui para sua recuperação efetiva. Somente 56,8% das embalagens plásticas são reaproveitadas, segundo dados do CEMPRE Review 2019 [...].
Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/dino/destinacao-do-lixo-e-um-dos-principais-problemas-ambientais-da-atualidade,3606c0ef5624f25500008890f470e891yq2eq51u.html
Considerando o contexto apresentado, analise as assertivas e a relação proposta entre elas.
I – A coleta seletiva pode ser feita em sistema de entrega voluntária ou porta a porta.
PORQUE
II – Uma das formas mais comuns de segregação divide os resíduos em secos e úmidos, correspondendo os primeiros à fração reciclável.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Leia o trecho da reportagem a seguir:
Lagoa tem pontos com mil vezes o limite de coliformes fecais tolerados
“A Lagoa da Conceição, no Leste da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis, tem pontos com mil vezes o número de coliformes fecais considerado tolerável. A conclusão é da análise de coletas feitas pela ONG Sea Shepherd. Dos dez pontos avaliados, cinco tiveram a presença excessiva de coliformes fecais, segundo a ONG. A coleta foi feita durante trabalho de voluntários no dia 16 de janeiro, quando mais de uma tonelada de lixo foi retirada da Lagoa. A análise ficou pronta na quinta-feira (28). Esses cinco pontos com coliformes excessivos também tiveram indicativos da presença de despejo de esgoto diretamente na lagoa, de acordo com a ONG. Em relação aos demais cinco pontos com quantidade aceitável de coliformes para balneabilidade, neles foram registrados indicativos de despejo de esgoto que prejudicam a vida aquática. Segundo a ONG, fatores como pH, oxigênio dissolvido e nitrogênio amoniacal afetam a vida dos seres que vivem na Lagoa e causam morte, intoxicação e proliferação de micro-organismos invasores. "Concluímos, então, que na maior parte dos locais analisados há despejo de esgoto doméstico não tratado diretamente na Lagoa da Conceição", diz o parecer da ONG sobre a coleta.”
(Trecho retirado de: < http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2016/01/lagoa-tem-pontos-com-mil-vezes-o-limite-de-coliformes-fecais-tolerados.html> Acesso em: 08 out.2019)
Os coliformes fecais encontrados na Lagoa da Conceição é um parâmetro biológico de análise da qualidade da água. Sobre este parâmetro assinale a alternativa correta.
Todos os coliformes fecais são patogênicos.
Todos os coliformes fecais são inofensivos aos seres humanos.
A Escherichia coli é um coliforme fecal presente no intestino humano.
Os coliformes totais são patogênicos e os coliformes fecais são inofensivos.
A Escherichia coli é um coliforme fecal e não causa prejuízos à saúde humana.
Leia o trecho da reportagem a seguir:
Começa ação de desobstrução no Setor de Inflamáveis
Com o objetivo de reduzir o risco de desastres, a Secretaria DF Legal inicia, nesta segunda-feira (2), a Operação Rota de Segurança, uma ação de retirada de 57 edificações irregulares no Setor de Inflamáveis para a construção de vias de saída, pela Secretaria de Obras. Se acontecer um incêndio na região, as consequências podem ser catastróficas, já que as casas ficam próximas aos tanques de combustíveis. A ação não visa apenas a segurança. Serão construídas novas vias que vão garantir o escoamento de veículos e pessoas em caso de ocorrência. As ocupações ficam lado a lado com os lotes do Setor de Inflamáveis, criados pelo Decreto nº 596/1967, que aprovou o Código de Edificações de Brasília, com a faixa de proteção ambiental e com a linha férrea, locais onde é proibida a construção de residências. Relatório do Sistema de Defesa Civil destaca que “inúmeros são os exemplos no Brasil e no mundo que demonstram a impossibilidade de ocupação residencial no Setor de Inflamáveis. Salientando que a área edificada está sob importantes riscos relacionados ao transporte, movimentação, manuseio e armazenagem de cargas inflamáveis e perigosas e, portanto, não deve ser uma área residencial”.
Disponível em: https://jornaldebrasilia.com.br/cidades/comeca-acao-de-desobstrucao-no-setor-de-inflamaveis/. Acesso em: 3 dez. 2019.
Considerando o contexto apresentado, avalie as assertivas e a relação proposta entre elas:
I – A condição social do indivíduo estabelece uma maior vulnerabilidade às ameaças ambientais.
PORQUE
II – Essa condição associada ao fator habitação geralmente promove uma ocupação em áreas não apropriadas.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Leia o trecho da reportagem a seguir:
Residentes e preceptores em saúde levam atendimentos para a comunidade em vulnerabilidade social da região Sul de Palmas
A comunidade da Capadócia, situada na região Sul de Palmas, recebeu neste final de semana, várias ações de promoção à saúde. Os atendimentos às famílias do setor, que na sua grande maioria é composta por moradores que vivem em situação de vulnerabilidade, foram realizados pelos profissionais de saúde que fazem parte do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp). Preceptores e residentes elegeram a região para oferecer a comunidade atenção integral à saúde que é uma das propostas da residência de Saúde Coletiva. A preceptora Nadja Coelho explica que a ideia dessa ação era que os residentes elaborassem as atividades voltadas para as necessidades da comunidade. Em conjunto, escolhemos a Capadócia porque já éramos parceiros do projeto ‘Comitiva Esperança’ que leva serviços de educação e saúde para o setor todos os sábados. Para melhor atender as necessidades dos moradores, os residentes dividiram as ações em eixos tendo como base a vigilância em saúde, a promoção dos cuidados, a prevenção da infecção sexualmente transmissível, hanseníase, saúde bucal e arboviroses”, pontuou a profissional lembrando que a intenção foi tirar os residentes do mundo da gestão e trabalhar in loco os serviços coletivos de saúde pública como também a saúde mental, reprodutiva, maternidade na adolescência entre outras.
Disponível em: http://surgiu.com.br/2019/12/03/residentes-e-preceptores-em-saude-levam-atendimentos-para-a-comunidade-em-vulnerabilidade-social-da-regiao-sul-de-palmas/. Acesso em: 3 dez. 2019.
Considerando o contexto apresentado, assinale a alternativa correta.
O risco é a probabilidade de um perigo ambiental impactar sobre um sistema socioeconômico sem considerar a vulnerabilidade.
A análise de vulnerabilidade considera apenas a avaliação da suscetibilidade dos sistemas de saneamento ambiental.
Avaliação da eficácia de planos de emergência, mitigação e implementação das atividades de treinamento faz parte da análise de vulnerabilidade.
Medidas de mitigação dos impactos nas bacias hidrográficas não fazem parte da análise de vulnerabilidade.
A vulnerabilidade de um sistema socioeconômico não pode ser avaliada quando o planejamento para o manejo dos desastres é desenvolvido.
O tratamento secundário caracteriza-se pela degradação biológica de compostos orgânicos. Os resultados do tratamento dependem da natureza dos efluentes, da extensão do tratamento, dos processos aplicados e das condições de operação. A eficiência alcança é geralmente expressam em porcentagem de redução de DBO (demanda bioquímica de oxigênio) ou de sólidos e suspensão ou ainda de coliformes totais ou fecais (NUVOLARI e COSTA, 2010).
Considerando as condições de operação do tratamento secundário, analise as afirmações.
I – A pequena quantidade de matéria orgânica favorece a sua degradação, pois provoca o crescimento dos microrganismos aeróbios.
II – Elevadas temperaturas, acima de 40ªC, são favoráveis ao crescimento dos microrganismos anaeróbios, garantindo assim uma maior degradação da matéria orgânica.
III – Na natureza o oxigênio dissolvido é incorporado aos corpos d’água através da pressão atmosférica aliada aos movimentos da água.
IV – Em um corpo d’água, quando o consumo de OD é superior à sua condição de reposição, o oxigênio vai se extinguindo, favorecendo as bactérias anaeróbias.
É correto o que se afirma em:
I, II, III e IV.
I, III e IV.
I e II.
II e III.
III e IV.
Leia o trecho da reportagem a seguir:
Denúncias de poluição e desaparecimento de peixes forçam fiscalização em córregos de Maringá
Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema), do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Sanepar coletaram amostras em três pontos do Córrego Borba Gato. O objetivo é averiguar o nível de poluição, que pode ser a causa do desaparecimento de peixes nas águas do córrego. A fiscalização atende a uma determinação do Ministério Público, que passou a investigar o caso após o recebimento de denúncias. Com o laboratório Labsam, a Sema também coletou amostras do Ribeirão Floriano, onde há suspeitas de despejo ilegal. A Sema faz a coleta de amostras de águas em ribeirões e córregos do município para verificar se efluentes de empresas lançados nesses cursos de água estão em conformidade com as normas ambientais. A previsão é que em 15 dias os laudos estejam finalizados. Nas amostras, entre outros itens, são analisadas o PH, turbidez, presença de metais pesados, óleos e graxas, demandas bioquímicas de oxigênio (DBO) e química de oxigênio (DQO) [...] (MARINGÁ POST, 2018).
MARINGÁ POST. Denúncias de poluição e desaparecimento de peixes forçam fiscalização em córregos de Maringá. 2018. Disponível em: < https://maringapost.com.br/cidade/2017/12/08/denuncias-de-poluicao-e-desaparecimento-de-peixes-forcam-fiscalizacao-em-corregos-de-maringa/>. Acesso em: 8 jul. 2019.
Considerando o contexto apresentado e os parâmetros de qualidade da água, avalie as assertivas e a relação proposta entre elas.
I – A demanda bioquímica de oxigênio (DBO) indica a presença de poluição por aumento da matéria orgânica em um corpo hídrico, estando ligada à estabilização da matéria orgânica pela ação dos microrganismos.
PORQUE
II – O despejo ilegal de efluentes das empresas, sobretudo, os ricos em matéria orgânica, diminuem a demanda bioquímica de oxigênio, provocando a morte dos peixes por excesso de oxigênio dissolvido.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
O tratamento primário consiste na passagem do esgoto por uma unidade de sedimentação (decantador primário), representado na Figura 4.2, logo após as unidades de tratamento prévio, atuando na remoção de sólidos sedimentáveis. Nessa unidade o esgoto flui vagarosamente, permitindo que os sólidos em suspensão cheguem gradualmente ao fundo, por ação da gravidade. As unidades de tratamento preliminar e primária, somadas, removem cerca de 60 a 70% de sólidos em suspensão (SS).
Figura - Tratamento de esgoto.
Fonte: Desenho de Andréia Marega Luz.
A figura acima representa o processo de sedimentação, porém proveniente da adição de produtos químicos, chamado de:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Leia o trecho da reportagem a seguir:
Lagoa tem pontos com mil vezes o limite de coliformes fecais tolerados
“A Lagoa da Conceição, no Leste da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis, tem pontos com mil vezes o número de coliformes fecais considerado tolerável. A conclusão é da análise de coletas feitas pela ONG Sea Shepherd. Dos dez pontos avaliados, cinco tiveram a presença excessiva de coliformes fecais, segundo a ONG. A coleta foi feita durante trabalho de voluntários no dia 16 de janeiro, quando mais de uma tonelada de lixo foi retirada da Lagoa. A análise ficou pronta na quinta-feira (28). Esses cinco pontos com coliformes excessivos também tiveram indicativos da presença de despejo de esgoto diretamente na lagoa, de acordo com a ONG. Em relação aos demais cinco pontos com quantidade aceitável de coliformes para balneabilidade, neles foram registrados indicativos de despejo de esgoto que prejudicam a vida aquática. Segundo a ONG, fatores como pH, oxigênio dissolvido e nitrogênio amoniacal afetam a vida dos seres que vivem na Lagoa e causam morte, intoxicação e proliferação de micro-organismos invasores. "Concluímos, então, que na maior parte dos locais analisados há despejo de esgoto doméstico não tratado diretamente na Lagoa da Conceição", diz o parecer da ONG sobre a coleta.”
(Trecho retirado de: < http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2016/01/lagoa-tem-pontos-com-mil-vezes-o-limite-de-coliformes-fecais-tolerados.html> Acesso em: 08 out.2019)
Os coliformes fecais encontrados na Lagoa da Conceição é um parâmetro biológico de análise da qualidade da água. Sobre este parâmetro assinale a alternativa correta.
Todos os coliformes fecais são patogênicos.
Todos os coliformes fecais são inofensivos aos seres humanos.
A Escherichia coli é um coliforme fecal presente no intestino humano.
Os coliformes totais são patogênicos e os coliformes fecais são inofensivos.
A Escherichia coli é um coliforme fecal e não causa prejuízos à saúde humana.
Leia o trecho da reportagem a seguir:
Começa ação de desobstrução no Setor de Inflamáveis
Com o objetivo de reduzir o risco de desastres, a Secretaria DF Legal inicia, nesta segunda-feira (2), a Operação Rota de Segurança, uma ação de retirada de 57 edificações irregulares no Setor de Inflamáveis para a construção de vias de saída, pela Secretaria de Obras. Se acontecer um incêndio na região, as consequências podem ser catastróficas, já que as casas ficam próximas aos tanques de combustíveis. A ação não visa apenas a segurança. Serão construídas novas vias que vão garantir o escoamento de veículos e pessoas em caso de ocorrência. As ocupações ficam lado a lado com os lotes do Setor de Inflamáveis, criados pelo Decreto nº 596/1967, que aprovou o Código de Edificações de Brasília, com a faixa de proteção ambiental e com a linha férrea, locais onde é proibida a construção de residências. Relatório do Sistema de Defesa Civil destaca que “inúmeros são os exemplos no Brasil e no mundo que demonstram a impossibilidade de ocupação residencial no Setor de Inflamáveis. Salientando que a área edificada está sob importantes riscos relacionados ao transporte, movimentação, manuseio e armazenagem de cargas inflamáveis e perigosas e, portanto, não deve ser uma área residencial”.
Disponível em: https://jornaldebrasilia.com.br/cidades/comeca-acao-de-desobstrucao-no-setor-de-inflamaveis/. Acesso em: 3 dez. 2019.
Considerando o contexto apresentado, avalie as assertivas e a relação proposta entre elas:
I – A condição social do indivíduo estabelece uma maior vulnerabilidade às ameaças ambientais.
PORQUE
II – Essa condição associada ao fator habitação geralmente promove uma ocupação em áreas não apropriadas.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Leia o trecho da reportagem a seguir:
Residentes e preceptores em saúde levam atendimentos para a comunidade em vulnerabilidade social da região Sul de Palmas
A comunidade da Capadócia, situada na região Sul de Palmas, recebeu neste final de semana, várias ações de promoção à saúde. Os atendimentos às famílias do setor, que na sua grande maioria é composta por moradores que vivem em situação de vulnerabilidade, foram realizados pelos profissionais de saúde que fazem parte do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp). Preceptores e residentes elegeram a região para oferecer a comunidade atenção integral à saúde que é uma das propostas da residência de Saúde Coletiva. A preceptora Nadja Coelho explica que a ideia dessa ação era que os residentes elaborassem as atividades voltadas para as necessidades da comunidade. Em conjunto, escolhemos a Capadócia porque já éramos parceiros do projeto ‘Comitiva Esperança’ que leva serviços de educação e saúde para o setor todos os sábados. Para melhor atender as necessidades dos moradores, os residentes dividiram as ações em eixos tendo como base a vigilância em saúde, a promoção dos cuidados, a prevenção da infecção sexualmente transmissível, hanseníase, saúde bucal e arboviroses”, pontuou a profissional lembrando que a intenção foi tirar os residentes do mundo da gestão e trabalhar in loco os serviços coletivos de saúde pública como também a saúde mental, reprodutiva, maternidade na adolescência entre outras.
Disponível em: http://surgiu.com.br/2019/12/03/residentes-e-preceptores-em-saude-levam-atendimentos-para-a-comunidade-em-vulnerabilidade-social-da-regiao-sul-de-palmas/. Acesso em: 3 dez. 2019.
Considerando o contexto apresentado, assinale a alternativa correta.
O risco é a probabilidade de um perigo ambiental impactar sobre um sistema socioeconômico sem considerar a vulnerabilidade.
A análise de vulnerabilidade considera apenas a avaliação da suscetibilidade dos sistemas de saneamento ambiental.
Avaliação da eficácia de planos de emergência, mitigação e implementação das atividades de treinamento faz parte da análise de vulnerabilidade.
Medidas de mitigação dos impactos nas bacias hidrográficas não fazem parte da análise de vulnerabilidade.
A vulnerabilidade de um sistema socioeconômico não pode ser avaliada quando o planejamento para o manejo dos desastres é desenvolvido.
O tratamento secundário caracteriza-se pela degradação biológica de compostos orgânicos. Os resultados do tratamento dependem da natureza dos efluentes, da extensão do tratamento, dos processos aplicados e das condições de operação. A eficiência alcança é geralmente expressam em porcentagem de redução de DBO (demanda bioquímica de oxigênio) ou de sólidos e suspensão ou ainda de coliformes totais ou fecais (NUVOLARI e COSTA, 2010).
Considerando as condições de operação do tratamento secundário, analise as afirmações.
I – A pequena quantidade de matéria orgânica favorece a sua degradação, pois provoca o crescimento dos microrganismos aeróbios.
II – Elevadas temperaturas, acima de 40ªC, são favoráveis ao crescimento dos microrganismos anaeróbios, garantindo assim uma maior degradação da matéria orgânica.
III – Na natureza o oxigênio dissolvido é incorporado aos corpos d’água através da pressão atmosférica aliada aos movimentos da água.
IV – Em um corpo d’água, quando o consumo de OD é superior à sua condição de reposição, o oxigênio vai se extinguindo, favorecendo as bactérias anaeróbias.
É correto o que se afirma em:
I, II, III e IV.
I, III e IV.
I e II.
II e III.
III e IV.
Leia o trecho da reportagem a seguir:
Denúncias de poluição e desaparecimento de peixes forçam fiscalização em córregos de Maringá
Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema), do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Sanepar coletaram amostras em três pontos do Córrego Borba Gato. O objetivo é averiguar o nível de poluição, que pode ser a causa do desaparecimento de peixes nas águas do córrego. A fiscalização atende a uma determinação do Ministério Público, que passou a investigar o caso após o recebimento de denúncias. Com o laboratório Labsam, a Sema também coletou amostras do Ribeirão Floriano, onde há suspeitas de despejo ilegal. A Sema faz a coleta de amostras de águas em ribeirões e córregos do município para verificar se efluentes de empresas lançados nesses cursos de água estão em conformidade com as normas ambientais. A previsão é que em 15 dias os laudos estejam finalizados. Nas amostras, entre outros itens, são analisadas o PH, turbidez, presença de metais pesados, óleos e graxas, demandas bioquímicas de oxigênio (DBO) e química de oxigênio (DQO) [...] (MARINGÁ POST, 2018).
MARINGÁ POST. Denúncias de poluição e desaparecimento de peixes forçam fiscalização em córregos de Maringá. 2018. Disponível em: < https://maringapost.com.br/cidade/2017/12/08/denuncias-de-poluicao-e-desaparecimento-de-peixes-forcam-fiscalizacao-em-corregos-de-maringa/>. Acesso em: 8 jul. 2019.
Considerando o contexto apresentado e os parâmetros de qualidade da água, avalie as assertivas e a relação proposta entre elas.
I – A demanda bioquímica de oxigênio (DBO) indica a presença de poluição por aumento da matéria orgânica em um corpo hídrico, estando ligada à estabilização da matéria orgânica pela ação dos microrganismos.
PORQUE
II – O despejo ilegal de efluentes das empresas, sobretudo, os ricos em matéria orgânica, diminuem a demanda bioquímica de oxigênio, provocando a morte dos peixes por excesso de oxigênio dissolvido.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
O tratamento primário consiste na passagem do esgoto por uma unidade de sedimentação (decantador primário), representado na Figura 4.2, logo após as unidades de tratamento prévio, atuando na remoção de sólidos sedimentáveis. Nessa unidade o esgoto flui vagarosamente, permitindo que os sólidos em suspensão cheguem gradualmente ao fundo, por ação da gravidade. As unidades de tratamento preliminar e primária, somadas, removem cerca de 60 a 70% de sólidos em suspensão (SS).
Figura - Tratamento de esgoto.
Fonte: Desenho de Andréia Marega Luz.
A figura acima representa o processo de sedimentação, porém proveniente da adição de produtos químicos, chamado de:
Todos os coliformes fecais são patogênicos.
Todos os coliformes fecais são inofensivos aos seres humanos.
A Escherichia coli é um coliforme fecal presente no intestino humano.
Os coliformes totais são patogênicos e os coliformes fecais são inofensivos.
A Escherichia coli é um coliforme fecal e não causa prejuízos à saúde humana.
Leia o trecho da reportagem a seguir:
Começa ação de desobstrução no Setor de Inflamáveis
Com o objetivo de reduzir o risco de desastres, a Secretaria DF Legal inicia, nesta segunda-feira (2), a Operação Rota de Segurança, uma ação de retirada de 57 edificações irregulares no Setor de Inflamáveis para a construção de vias de saída, pela Secretaria de Obras. Se acontecer um incêndio na região, as consequências podem ser catastróficas, já que as casas ficam próximas aos tanques de combustíveis. A ação não visa apenas a segurança. Serão construídas novas vias que vão garantir o escoamento de veículos e pessoas em caso de ocorrência. As ocupações ficam lado a lado com os lotes do Setor de Inflamáveis, criados pelo Decreto nº 596/1967, que aprovou o Código de Edificações de Brasília, com a faixa de proteção ambiental e com a linha férrea, locais onde é proibida a construção de residências. Relatório do Sistema de Defesa Civil destaca que “inúmeros são os exemplos no Brasil e no mundo que demonstram a impossibilidade de ocupação residencial no Setor de Inflamáveis. Salientando que a área edificada está sob importantes riscos relacionados ao transporte, movimentação, manuseio e armazenagem de cargas inflamáveis e perigosas e, portanto, não deve ser uma área residencial”.
Disponível em: https://jornaldebrasilia.com.br/cidades/comeca-acao-de-desobstrucao-no-setor-de-inflamaveis/. Acesso em: 3 dez. 2019.
Considerando o contexto apresentado, avalie as assertivas e a relação proposta entre elas:
I – A condição social do indivíduo estabelece uma maior vulnerabilidade às ameaças ambientais.
PORQUE
II – Essa condição associada ao fator habitação geralmente promove uma ocupação em áreas não apropriadas.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Leia o trecho da reportagem a seguir:
Residentes e preceptores em saúde levam atendimentos para a comunidade em vulnerabilidade social da região Sul de Palmas
A comunidade da Capadócia, situada na região Sul de Palmas, recebeu neste final de semana, várias ações de promoção à saúde. Os atendimentos às famílias do setor, que na sua grande maioria é composta por moradores que vivem em situação de vulnerabilidade, foram realizados pelos profissionais de saúde que fazem parte do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp). Preceptores e residentes elegeram a região para oferecer a comunidade atenção integral à saúde que é uma das propostas da residência de Saúde Coletiva. A preceptora Nadja Coelho explica que a ideia dessa ação era que os residentes elaborassem as atividades voltadas para as necessidades da comunidade. Em conjunto, escolhemos a Capadócia porque já éramos parceiros do projeto ‘Comitiva Esperança’ que leva serviços de educação e saúde para o setor todos os sábados. Para melhor atender as necessidades dos moradores, os residentes dividiram as ações em eixos tendo como base a vigilância em saúde, a promoção dos cuidados, a prevenção da infecção sexualmente transmissível, hanseníase, saúde bucal e arboviroses”, pontuou a profissional lembrando que a intenção foi tirar os residentes do mundo da gestão e trabalhar in loco os serviços coletivos de saúde pública como também a saúde mental, reprodutiva, maternidade na adolescência entre outras.
Disponível em: http://surgiu.com.br/2019/12/03/residentes-e-preceptores-em-saude-levam-atendimentos-para-a-comunidade-em-vulnerabilidade-social-da-regiao-sul-de-palmas/. Acesso em: 3 dez. 2019.
Considerando o contexto apresentado, assinale a alternativa correta.
O risco é a probabilidade de um perigo ambiental impactar sobre um sistema socioeconômico sem considerar a vulnerabilidade.
A análise de vulnerabilidade considera apenas a avaliação da suscetibilidade dos sistemas de saneamento ambiental.
Avaliação da eficácia de planos de emergência, mitigação e implementação das atividades de treinamento faz parte da análise de vulnerabilidade.
Medidas de mitigação dos impactos nas bacias hidrográficas não fazem parte da análise de vulnerabilidade.
A vulnerabilidade de um sistema socioeconômico não pode ser avaliada quando o planejamento para o manejo dos desastres é desenvolvido.
O tratamento secundário caracteriza-se pela degradação biológica de compostos orgânicos. Os resultados do tratamento dependem da natureza dos efluentes, da extensão do tratamento, dos processos aplicados e das condições de operação. A eficiência alcança é geralmente expressam em porcentagem de redução de DBO (demanda bioquímica de oxigênio) ou de sólidos e suspensão ou ainda de coliformes totais ou fecais (NUVOLARI e COSTA, 2010).
Considerando as condições de operação do tratamento secundário, analise as afirmações.
I – A pequena quantidade de matéria orgânica favorece a sua degradação, pois provoca o crescimento dos microrganismos aeróbios.
II – Elevadas temperaturas, acima de 40ªC, são favoráveis ao crescimento dos microrganismos anaeróbios, garantindo assim uma maior degradação da matéria orgânica.
III – Na natureza o oxigênio dissolvido é incorporado aos corpos d’água através da pressão atmosférica aliada aos movimentos da água.
IV – Em um corpo d’água, quando o consumo de OD é superior à sua condição de reposição, o oxigênio vai se extinguindo, favorecendo as bactérias anaeróbias.
É correto o que se afirma em:
I, II, III e IV.
I, III e IV.
I e II.
II e III.
III e IV.
Leia o trecho da reportagem a seguir:
Denúncias de poluição e desaparecimento de peixes forçam fiscalização em córregos de Maringá
Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema), do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Sanepar coletaram amostras em três pontos do Córrego Borba Gato. O objetivo é averiguar o nível de poluição, que pode ser a causa do desaparecimento de peixes nas águas do córrego. A fiscalização atende a uma determinação do Ministério Público, que passou a investigar o caso após o recebimento de denúncias. Com o laboratório Labsam, a Sema também coletou amostras do Ribeirão Floriano, onde há suspeitas de despejo ilegal. A Sema faz a coleta de amostras de águas em ribeirões e córregos do município para verificar se efluentes de empresas lançados nesses cursos de água estão em conformidade com as normas ambientais. A previsão é que em 15 dias os laudos estejam finalizados. Nas amostras, entre outros itens, são analisadas o PH, turbidez, presença de metais pesados, óleos e graxas, demandas bioquímicas de oxigênio (DBO) e química de oxigênio (DQO) [...] (MARINGÁ POST, 2018).
MARINGÁ POST. Denúncias de poluição e desaparecimento de peixes forçam fiscalização em córregos de Maringá. 2018. Disponível em: < https://maringapost.com.br/cidade/2017/12/08/denuncias-de-poluicao-e-desaparecimento-de-peixes-forcam-fiscalizacao-em-corregos-de-maringa/>. Acesso em: 8 jul. 2019.
Considerando o contexto apresentado e os parâmetros de qualidade da água, avalie as assertivas e a relação proposta entre elas.
I – A demanda bioquímica de oxigênio (DBO) indica a presença de poluição por aumento da matéria orgânica em um corpo hídrico, estando ligada à estabilização da matéria orgânica pela ação dos microrganismos.
PORQUE
II – O despejo ilegal de efluentes das empresas, sobretudo, os ricos em matéria orgânica, diminuem a demanda bioquímica de oxigênio, provocando a morte dos peixes por excesso de oxigênio dissolvido.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
O tratamento primário consiste na passagem do esgoto por uma unidade de sedimentação (decantador primário), representado na Figura 4.2, logo após as unidades de tratamento prévio, atuando na remoção de sólidos sedimentáveis. Nessa unidade o esgoto flui vagarosamente, permitindo que os sólidos em suspensão cheguem gradualmente ao fundo, por ação da gravidade. As unidades de tratamento preliminar e primária, somadas, removem cerca de 60 a 70% de sólidos em suspensão (SS).
Figura - Tratamento de esgoto.
Fonte: Desenho de Andréia Marega Luz.
A figura acima representa o processo de sedimentação, porém proveniente da adição de produtos químicos, chamado de:
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Leia o trecho da reportagem a seguir:
Residentes e preceptores em saúde levam atendimentos para a comunidade em vulnerabilidade social da região Sul de Palmas
A comunidade da Capadócia, situada na região Sul de Palmas, recebeu neste final de semana, várias ações de promoção à saúde. Os atendimentos às famílias do setor, que na sua grande maioria é composta por moradores que vivem em situação de vulnerabilidade, foram realizados pelos profissionais de saúde que fazem parte do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp). Preceptores e residentes elegeram a região para oferecer a comunidade atenção integral à saúde que é uma das propostas da residência de Saúde Coletiva. A preceptora Nadja Coelho explica que a ideia dessa ação era que os residentes elaborassem as atividades voltadas para as necessidades da comunidade. Em conjunto, escolhemos a Capadócia porque já éramos parceiros do projeto ‘Comitiva Esperança’ que leva serviços de educação e saúde para o setor todos os sábados. Para melhor atender as necessidades dos moradores, os residentes dividiram as ações em eixos tendo como base a vigilância em saúde, a promoção dos cuidados, a prevenção da infecção sexualmente transmissível, hanseníase, saúde bucal e arboviroses”, pontuou a profissional lembrando que a intenção foi tirar os residentes do mundo da gestão e trabalhar in loco os serviços coletivos de saúde pública como também a saúde mental, reprodutiva, maternidade na adolescência entre outras.
Disponível em: http://surgiu.com.br/2019/12/03/residentes-e-preceptores-em-saude-levam-atendimentos-para-a-comunidade-em-vulnerabilidade-social-da-regiao-sul-de-palmas/. Acesso em: 3 dez. 2019.
Considerando o contexto apresentado, assinale a alternativa correta.
O risco é a probabilidade de um perigo ambiental impactar sobre um sistema socioeconômico sem considerar a vulnerabilidade.
A análise de vulnerabilidade considera apenas a avaliação da suscetibilidade dos sistemas de saneamento ambiental.
Avaliação da eficácia de planos de emergência, mitigação e implementação das atividades de treinamento faz parte da análise de vulnerabilidade.
Medidas de mitigação dos impactos nas bacias hidrográficas não fazem parte da análise de vulnerabilidade.
A vulnerabilidade de um sistema socioeconômico não pode ser avaliada quando o planejamento para o manejo dos desastres é desenvolvido.
O tratamento secundário caracteriza-se pela degradação biológica de compostos orgânicos. Os resultados do tratamento dependem da natureza dos efluentes, da extensão do tratamento, dos processos aplicados e das condições de operação. A eficiência alcança é geralmente expressam em porcentagem de redução de DBO (demanda bioquímica de oxigênio) ou de sólidos e suspensão ou ainda de coliformes totais ou fecais (NUVOLARI e COSTA, 2010).
Considerando as condições de operação do tratamento secundário, analise as afirmações.
I – A pequena quantidade de matéria orgânica favorece a sua degradação, pois provoca o crescimento dos microrganismos aeróbios.
II – Elevadas temperaturas, acima de 40ªC, são favoráveis ao crescimento dos microrganismos anaeróbios, garantindo assim uma maior degradação da matéria orgânica.
III – Na natureza o oxigênio dissolvido é incorporado aos corpos d’água através da pressão atmosférica aliada aos movimentos da água.
IV – Em um corpo d’água, quando o consumo de OD é superior à sua condição de reposição, o oxigênio vai se extinguindo, favorecendo as bactérias anaeróbias.
É correto o que se afirma em:
I, II, III e IV.
I, III e IV.
I e II.
II e III.
III e IV.
Leia o trecho da reportagem a seguir:
Denúncias de poluição e desaparecimento de peixes forçam fiscalização em córregos de Maringá
Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema), do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Sanepar coletaram amostras em três pontos do Córrego Borba Gato. O objetivo é averiguar o nível de poluição, que pode ser a causa do desaparecimento de peixes nas águas do córrego. A fiscalização atende a uma determinação do Ministério Público, que passou a investigar o caso após o recebimento de denúncias. Com o laboratório Labsam, a Sema também coletou amostras do Ribeirão Floriano, onde há suspeitas de despejo ilegal. A Sema faz a coleta de amostras de águas em ribeirões e córregos do município para verificar se efluentes de empresas lançados nesses cursos de água estão em conformidade com as normas ambientais. A previsão é que em 15 dias os laudos estejam finalizados. Nas amostras, entre outros itens, são analisadas o PH, turbidez, presença de metais pesados, óleos e graxas, demandas bioquímicas de oxigênio (DBO) e química de oxigênio (DQO) [...] (MARINGÁ POST, 2018).
MARINGÁ POST. Denúncias de poluição e desaparecimento de peixes forçam fiscalização em córregos de Maringá. 2018. Disponível em: < https://maringapost.com.br/cidade/2017/12/08/denuncias-de-poluicao-e-desaparecimento-de-peixes-forcam-fiscalizacao-em-corregos-de-maringa/>. Acesso em: 8 jul. 2019.
Considerando o contexto apresentado e os parâmetros de qualidade da água, avalie as assertivas e a relação proposta entre elas.
I – A demanda bioquímica de oxigênio (DBO) indica a presença de poluição por aumento da matéria orgânica em um corpo hídrico, estando ligada à estabilização da matéria orgânica pela ação dos microrganismos.
PORQUE
II – O despejo ilegal de efluentes das empresas, sobretudo, os ricos em matéria orgânica, diminuem a demanda bioquímica de oxigênio, provocando a morte dos peixes por excesso de oxigênio dissolvido.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
O tratamento primário consiste na passagem do esgoto por uma unidade de sedimentação (decantador primário), representado na Figura 4.2, logo após as unidades de tratamento prévio, atuando na remoção de sólidos sedimentáveis. Nessa unidade o esgoto flui vagarosamente, permitindo que os sólidos em suspensão cheguem gradualmente ao fundo, por ação da gravidade. As unidades de tratamento preliminar e primária, somadas, removem cerca de 60 a 70% de sólidos em suspensão (SS).
Figura - Tratamento de esgoto.
Fonte: Desenho de Andréia Marega Luz.
A figura acima representa o processo de sedimentação, porém proveniente da adição de produtos químicos, chamado de:
O risco é a probabilidade de um perigo ambiental impactar sobre um sistema socioeconômico sem considerar a vulnerabilidade.
A análise de vulnerabilidade considera apenas a avaliação da suscetibilidade dos sistemas de saneamento ambiental.
Avaliação da eficácia de planos de emergência, mitigação e implementação das atividades de treinamento faz parte da análise de vulnerabilidade.
Medidas de mitigação dos impactos nas bacias hidrográficas não fazem parte da análise de vulnerabilidade.
A vulnerabilidade de um sistema socioeconômico não pode ser avaliada quando o planejamento para o manejo dos desastres é desenvolvido.
O tratamento secundário caracteriza-se pela degradação biológica de compostos orgânicos. Os resultados do tratamento dependem da natureza dos efluentes, da extensão do tratamento, dos processos aplicados e das condições de operação. A eficiência alcança é geralmente expressam em porcentagem de redução de DBO (demanda bioquímica de oxigênio) ou de sólidos e suspensão ou ainda de coliformes totais ou fecais (NUVOLARI e COSTA, 2010).
Considerando as condições de operação do tratamento secundário, analise as afirmações.
I – A pequena quantidade de matéria orgânica favorece a sua degradação, pois provoca o crescimento dos microrganismos aeróbios.
II – Elevadas temperaturas, acima de 40ªC, são favoráveis ao crescimento dos microrganismos anaeróbios, garantindo assim uma maior degradação da matéria orgânica.
III – Na natureza o oxigênio dissolvido é incorporado aos corpos d’água através da pressão atmosférica aliada aos movimentos da água.
IV – Em um corpo d’água, quando o consumo de OD é superior à sua condição de reposição, o oxigênio vai se extinguindo, favorecendo as bactérias anaeróbias.
É correto o que se afirma em:
I, II, III e IV.
I, III e IV.
I e II.
II e III.
III e IV.
Leia o trecho da reportagem a seguir:
Denúncias de poluição e desaparecimento de peixes forçam fiscalização em córregos de Maringá
Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema), do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Sanepar coletaram amostras em três pontos do Córrego Borba Gato. O objetivo é averiguar o nível de poluição, que pode ser a causa do desaparecimento de peixes nas águas do córrego. A fiscalização atende a uma determinação do Ministério Público, que passou a investigar o caso após o recebimento de denúncias. Com o laboratório Labsam, a Sema também coletou amostras do Ribeirão Floriano, onde há suspeitas de despejo ilegal. A Sema faz a coleta de amostras de águas em ribeirões e córregos do município para verificar se efluentes de empresas lançados nesses cursos de água estão em conformidade com as normas ambientais. A previsão é que em 15 dias os laudos estejam finalizados. Nas amostras, entre outros itens, são analisadas o PH, turbidez, presença de metais pesados, óleos e graxas, demandas bioquímicas de oxigênio (DBO) e química de oxigênio (DQO) [...] (MARINGÁ POST, 2018).
MARINGÁ POST. Denúncias de poluição e desaparecimento de peixes forçam fiscalização em córregos de Maringá. 2018. Disponível em: < https://maringapost.com.br/cidade/2017/12/08/denuncias-de-poluicao-e-desaparecimento-de-peixes-forcam-fiscalizacao-em-corregos-de-maringa/>. Acesso em: 8 jul. 2019.
Considerando o contexto apresentado e os parâmetros de qualidade da água, avalie as assertivas e a relação proposta entre elas.
I – A demanda bioquímica de oxigênio (DBO) indica a presença de poluição por aumento da matéria orgânica em um corpo hídrico, estando ligada à estabilização da matéria orgânica pela ação dos microrganismos.
PORQUE
II – O despejo ilegal de efluentes das empresas, sobretudo, os ricos em matéria orgânica, diminuem a demanda bioquímica de oxigênio, provocando a morte dos peixes por excesso de oxigênio dissolvido.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
O tratamento primário consiste na passagem do esgoto por uma unidade de sedimentação (decantador primário), representado na Figura 4.2, logo após as unidades de tratamento prévio, atuando na remoção de sólidos sedimentáveis. Nessa unidade o esgoto flui vagarosamente, permitindo que os sólidos em suspensão cheguem gradualmente ao fundo, por ação da gravidade. As unidades de tratamento preliminar e primária, somadas, removem cerca de 60 a 70% de sólidos em suspensão (SS).
Figura - Tratamento de esgoto.
Fonte: Desenho de Andréia Marega Luz.
A figura acima representa o processo de sedimentação, porém proveniente da adição de produtos químicos, chamado de:
I, II, III e IV.
I, III e IV.
I e II.
II e III.
III e IV.
Leia o trecho da reportagem a seguir:
Denúncias de poluição e desaparecimento de peixes forçam fiscalização em córregos de Maringá
Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema), do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Sanepar coletaram amostras em três pontos do Córrego Borba Gato. O objetivo é averiguar o nível de poluição, que pode ser a causa do desaparecimento de peixes nas águas do córrego. A fiscalização atende a uma determinação do Ministério Público, que passou a investigar o caso após o recebimento de denúncias. Com o laboratório Labsam, a Sema também coletou amostras do Ribeirão Floriano, onde há suspeitas de despejo ilegal. A Sema faz a coleta de amostras de águas em ribeirões e córregos do município para verificar se efluentes de empresas lançados nesses cursos de água estão em conformidade com as normas ambientais. A previsão é que em 15 dias os laudos estejam finalizados. Nas amostras, entre outros itens, são analisadas o PH, turbidez, presença de metais pesados, óleos e graxas, demandas bioquímicas de oxigênio (DBO) e química de oxigênio (DQO) [...] (MARINGÁ POST, 2018).
MARINGÁ POST. Denúncias de poluição e desaparecimento de peixes forçam fiscalização em córregos de Maringá. 2018. Disponível em: < https://maringapost.com.br/cidade/2017/12/08/denuncias-de-poluicao-e-desaparecimento-de-peixes-forcam-fiscalizacao-em-corregos-de-maringa/>. Acesso em: 8 jul. 2019.
Considerando o contexto apresentado e os parâmetros de qualidade da água, avalie as assertivas e a relação proposta entre elas.
I – A demanda bioquímica de oxigênio (DBO) indica a presença de poluição por aumento da matéria orgânica em um corpo hídrico, estando ligada à estabilização da matéria orgânica pela ação dos microrganismos.
PORQUE
II – O despejo ilegal de efluentes das empresas, sobretudo, os ricos em matéria orgânica, diminuem a demanda bioquímica de oxigênio, provocando a morte dos peixes por excesso de oxigênio dissolvido.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
O tratamento primário consiste na passagem do esgoto por uma unidade de sedimentação (decantador primário), representado na Figura 4.2, logo após as unidades de tratamento prévio, atuando na remoção de sólidos sedimentáveis. Nessa unidade o esgoto flui vagarosamente, permitindo que os sólidos em suspensão cheguem gradualmente ao fundo, por ação da gravidade. As unidades de tratamento preliminar e primária, somadas, removem cerca de 60 a 70% de sólidos em suspensão (SS).
Figura - Tratamento de esgoto.
Fonte: Desenho de Andréia Marega Luz.
A figura acima representa o processo de sedimentação, porém proveniente da adição de produtos químicos, chamado de:
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.